sexta-feira, 9 de abril de 2010

Controvérsias das cidades

Controvérsias das cidades

Texto 1
Bela, rica, intelectual, democrática, viva, esportiva, cultural, sentimental, romântica, moderna, séria, extrovertida, profissional. Afinal, o que define São Paulo? Não há absolutamente nenhum adjetivo que consiga decifrar com exatidão o que representa uma das megacidades do mundo.
Minuciosamente desenhada por multinacionalidades, culturas, crenças, formações e ideais, a grande metrópole bandeirante é verdadeiramente cosmopolita, por vocação e adoção. É italiana, alemã, judaica, portuguesa, japonesa, chinesa, francesa, africana, árabe, espanhola, latina, brasileira, paulistana.
Podemos descrever a grandeza paulistana de muitas maneiras. Destacando que ela abriga o maior complexo hoteleiro da América Latina, o mais completo centro hospitalar do país e concentra em seu território o maior pólo cultural brasileiro. É ainda uma das capitais internacionais da gastronomia, destino fixo de grandes eventos, feiras e exposições mundialmente reconhecidas, sede de centros acadêmicos e de pesquisas conceituados, entre outras tantas referências.
A capital paulista é um dos poucos lugares capazes de mesclar harmoniosamente modernidade e história. Já foi palco de acontecimentos marcantes que envolvem desde as margens do Ipiranga, passando por revoluções políticas, culturais e protestos em favor da democracia. Abriga centenas de cinemas, museus, teatros, áreas de patrimônio histórico-cultural, parques, casas de espetáculos, parques temáticos, restaurantes, bares, hotéis, espaços para eventos, feiras, shopping centers, ruas de comércio especializado.
A cada ano, cerca de 10 milhões de visitantes vêm à cidade para alavancar os negócios ou estreitar contatos profissionais, fazer compras ou aproveitar um calendário cultural antenado com o que se faz no mundo. Estar em São Paulo é vivenciar uma metrópole 24 horas, com estilo de vida que conjuga trabalho e lazer como se fossem duas faces da mesma moeda. Capital de um Estado do tamanho do Reino Unido, com uma população próxima à da Espanha e que gera quase metade da economia brasileira, São Paulo tornou-se também o primeiro destino turístico do país. Por isso, enchemos o peito com orgulho para lhe fazer um convite: Venha a São Paulo, É Tudo de Bom!
text retirado de http://www.visitesaopaulo.com/cidade/define-saopaulo.htm

Texto 2
Aqui no Capão Redondo é outro esquema, outro tipo de vida e de problema. / As regras de sua sociedade num serve pra nós, se a gente for exercer, num dá outra senão falecimento. / Um lugar com deveres, e sem direitos, mais para campo de extermínio do que para casa. / O índice de morte é mais de 15 por mês, mas não se engane, nasce muito mais que isso por aqui. / Treze, 14, 15 anos, já vi uma de 16 com três filhos, e o primeiro era do próprio padrasto.
Desigualdade, ruas de terra, quando chove o bairro fica isolado em muitos pontos.
O foco de esperança está nos muros grafitados, nos bailes feitos nas quadras das escolas, nos pipas no céu, e nos movimentos em prol da cultura, desde fanzines até as organizações que ainda resistem aqui.
Uma vez ouvi que as crianças são o futuro, concordo, mas não as daqui, jogadas na rua, criadas pela rotina, o pobre fica na rua sem perspectiva, enquanto o futuro está nas universidades aprendendo a ser o “produto” certo para o “mercado” certo, se a gente fracassar sobra a vala, se o boy fracassar vai administrar o patrimônio da família, sempre sobra uma vaga pra ele em alguma empresa.
A água escassa, e a energia precária, mas o político promete e todos aplaudem...
Aqui é nosso mundo, as ruas são nossos estados e os bonés nossos capacetes de guerra. (...)
Tiozão, a real é essa, o dia que a gente se conscientizar, vai faltar bala pra todo mundo.
São Paulo, a terra da desigualdade, onde um carro de R$300.000 disputa espaço com o catador de papelão, onde o almoço mais caro é visto pelo menino que não come a três dias. /Num tem como isso se perpetuar para sempre, e o estágio final da fita é aqui, onde o estado crítico se mostra todos os dias, corpos e mais corpos, quando não estão mortos, falta pouco, sem sinal de melhoras. /
A vida por si só é muito fácil de ser vivida, se não jogassem a gente aos milhares em terrenos precários, sem tratamento de esgoto e sem meios de se divertir e adquirir cultura.
Ninguém escolheu nascer aqui, mas já que aqui estamos, demorô pra gente sobreviver a todo custo. / Fica a pequena esperança de um dia nos trazerem a paz de volta, mas uma paz com justiça, porque a Zona Sul merece isso. Merece viver em paz.

Garret, 1dasul Área 3 (1DS) Capão Redondo. – Retirado do livro Capão Pecado de Ferréz.

Questões:

1 – Como cada um dos textos exprime a realidade da cidade de São Paulo?
2 - Os dois textos falam sobre aspectos da mesma cidade (São Paulo), a partir de suas leituras, podemos dizer que os textos que escrevemos em nosso dia a dia, as nossas falas, são neutros e não escondem nenhuma informação?
3 – Escreva um texto baseado nos dois anteriores expondo as contradições das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário